Eurobike 2017 ( Gravel e-bikes!? )

Apresentar um modelo Gravel era quase uma obrigação paras as marcas nessa última Eurobike, mas o que mais chamou a atenção foi o crescimento das e-bikes na feira, e se as duas modas existem em paralelo em ao menos dois estandes elas se cruzaram.

A austriaca KTM apresentou um modelo gravel puxando para o urbano, chamada Macina Flite Street. A bike chamou muita atenção, ficou bem à frente do estande deles. Mas não parece ter vingado comercialmente.

Já a italiana Fantic, que projeta exclusivamente bikes com pedal assistido, debutou na feira com dois modelos gravel, um deles em carbono com rodas em perfil alto também em carbono, mas infelizmente não entrou em linha (Bike amarela na segunda foto). Já a Fantic Gravel GT está em linha e ganhou ainda uma companheira que não estava na feira, a Fantic Gravel X que usa suspensão Fox AX, uma suspa que não parece ter “pegado” tanto no mercado quanto a Lauf Grit, por exemplo (ambas suspensões específicas para gravel). A Frantic Gravel X é muito mais uma Monster Cross com guidão drop do que uma gravel leve. As Fantic usam motorização Brose, que dizem ser o segundo melhor sistema para e-bikes do mercado, atrás da Bosch que é o sistema adotado pela KTM.
A KTM não mostra em seu site nada parecido com o que mostrou na feira, fizemos contato com a marca que nos disse que a bike da feira era um protótipo que por enquanto não vai entrar em produção.

Uma curiosidade, todas essas opções de e-bikes usam componentes 1X da Sram (fala-se one by), são grupos de componentes com coroa única no pedivela, e 11 marchas na traseira. Esse sistema faz mais sentido em bikes com pedal assistido, tanto que foi unanimidade nessas gravel e-bikes.

E você usaria uma gravel e-bike? Deixe seu comentário!

DSCF3202_ebike_fantic DSCF3203_fantic DSCF3578_ktm

Quer mais detalhes sobre as Fantic:

http://fantic-bikes.com/en/bikes/gravel-x/
http://fantic-bikes.com/en/bikes/gravel-gt/

Se quiser ficar antenado com a austríaca KTM:

http://ktmbikes.com/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *