Processo seletivo

Inscrição

A inscrição compreende três etapas: Intenção de Participação, Questionário de Seleção, Processo Seletivo e Inscrição.

Intenção de Participação

A Intenção de Participação foi aberta no final de outubro, bem como o lançamento da primeira versão do Manual da Prova.

A primeira versão do Manual da Prova tem informações básicas sobre as regras da competição, obrigações do ciclista e pontos de controle. Informações suficientes para ajudar a tomar a decisão de se inscrever ou não. Até a prova serão enviados mais detalhes para um melhor planejamento do ciclista.

Questionário de Seleção

Alguns dias após a realização da Intenção de Participação, a organização enviou um e-mail informando que o Questionário de Seleção estava disponível para preenchimento. A seleção não é feita por ordem de inscrição, assim não há necessidade de correr para completá-la.  Entretanto, quanto mais cedo você fizer, mais tempo você terá para preencher o seu registro.

O preenchimento do Questionário de Seleção é um processo longo, tedioso e somente os mestres do ciclismo de longa distância conseguem finalizar! Brincadeiras à parte, é importante reservar um tempo para esta etapa, pois a organização quer que somente quem esteja realmente interessado se inscreva.

Há tempo suficiente para ler e entender o Manual da Prova, principalmente para os ciclistas internacionais. O manual fornece muita informação para o preenchimento do questionário e esse processo serve para garantir que todos entenderam as regras e as motivações da prova.

Durante o processo de registro será pedido que o interessado assine o Termo de Acordo do Ciclista. A parte principal desse texto evidenciará várias vezes que você está por sua conta e é de sua inteira responsabilidade qualquer item da competição. Também inclui que você concorda com em liberar os direitos comerciais para os organizadores da prova, entretanto não será liberado nada sem sua permissão para qualquer mídia que não esteja relacionada com a prova (ninguém terá sua foto numa propaganda de shampoo ou creme de barbear). E também você pode compartilhar qualquer conteúdo gerado por você durante a prova. A organização espera que a prova seja divulgada e que atraia jornalistas e fotógrafos realmente talentosos.  Além, obviamente, de valorizar a presença dos competidores.

Algumas questões testam o seu entendimento sobre autossuficiência e comportamentos de segurança. Essas questões servem para exemplificar situações e qual o comportamento perante eles. É uma boa oportunidade para apresentar um pouco do ciclista para a organização, o que você já fez e porque você deseja participar da TCR. As questões não são pensadas para serem eliminatórias, mas é uma oportunidade de levar os competidores a entenderem o que é esperado durante a prova, e as informações mais pertinentes. Elas levam os ciclistas a pensar na preparação e quão importante é fazer um bom planejamento.

Não há qualificações definidas para participar do TCR, mas se o ciclista já fez alguma coisa no mesmo nível ou próximo, com certeza ajudará na seleção. Quanto mais falar sobre o seu histórico relevante para uma prova como a TCR, maiores suas chances.

O TCR é um evento único em várias perspectivas, e para o entendimento do evento é preciso saber o que ele te demandará, quão integro e honesto você é, qual o seu estilo de ciclismo e habilidades.

Processo Seletivo e Inscrição

Como falado, haverá um momento onde o ciclista poderá argumentar porque seria importante a sua participação no TCR, entretanto não é correto entender que haverá qualquer tipo de priorização, todas as inscrições serão seriamente analisadas. A quantidade de inscrições é boa para a prova, onde a intensão é colocar todos na mesma balança, usar os mesmos critérios de seleção, e não ser uma loteria.

A organização espera, na medida do possível, alcançar um número encorajador de gêneros e nacionalidades.

A organização informou o resultado da seleção no dia 24 de dezembro de 2015, véspera de Natal e, para os escolhidos, informou também o prazo para o pagamento da inscrição. Para 2016 o valor será de £200, ou £150 para quem já possui rastreador da Spot (http://www.findmespot.com).

Não haverá lista de espera. Se algum ciclista desistir, e o número de participantes for mais baixo do que o limite pré-determinado pela organização, assim que o vencedor da edição de 2016 da Paris-Roubaix completar a sua vota no Velódromo de Roubaix, as inscrições serão reabertas. Bem sugestivo!